A Yoga Terapia Hormonal (YTH) reúne ásanas (posturas), pranayamas (técnicas respiratórias) e circulação tibetana de energia. O objetivo é agir diretamente sobre determinadas glândulas (tireóide, paratireóide, hipófise, ovários, supra renais) para estabilizar as taxas hormonais, principalmente o estrogênio e a progesterona.
Com a prática regular e constante, a YTH regula o ciclo menstrual; suaviza sintomas de TPM e da menopausa, tais como insônia, enxaqueca, mau-humor, estresse e ondas de calor. A prática aumenta a libido e incentiva a fertilidade.
A técnica foi desenvolvida pela brasileira Dinah Rodrigues há mais de três décadas. É indicada para todas as mulheres acima de 30 anos, mesmo para as que nunca praticaram yoga ou não fazem atividades físicas. Altamente recomendada para quem pretende engravidar e não consegue por fatores hormonais.
Atenção: é contra-indicada para quem já teve câncer de mama e para quem tem endometriose. No caso da endometriose, a recomendação é tratar antes de começar a praticar yoga terapia hormonal.
Aqui no Om Shanti, as aulas são ministradas pela professora Silvia Pavesi, formada com Dinah Rodrigues em 2016.
Caso queira conhecer o método, entre em contato para agendar a sua aula.