De 15 a 18 de maio de 2025, aconteceu o 11º Retiro do Om Shanti na encantadora pousada Prema Casa da Montanha, localizada no município de Monteiro Lobato, em São Paulo, em meio à natureza exuberante da Serra da Mantiqueira. Foi um mergulho profundo em práticas de yoga, meditação e vivências para cultivar a atenção plena, equilibrar as emoções e promover a reconexão com nossos propósitos mais verdadeiros.
Como o tema “Yoga, uma meditação na vida”, a programação contou com diferentes práticas para proporcionar aos participantes o cultivo do estado de presença, tão difícil nos dias atuais. Em meio à correria do cotidiano, é fácil cair no piloto automático—realizando uma tarefa atrás da outra, reagindo impulsivamente às situações e deixando que o estresse dite o fluxo da nossa vida. Viver no agora, com consciência e propósito, virou um grande desafio.
E se houvesse um caminho para transformar cada ação em um ato consciente, mesmo diante do caos da vida contemporânea? Para proporcionar mais equilíbrio emocional e clareza sobre nossa jornada? O yoga e a meditação, técnicas milenares de autoconhecimento, oferecem ferramentas poderosas para fortalecer corpo e mente, trazendo um alinhamento entre pensamentos, palavras e atos, que se refletem em todas as áreas da existência. Não se trata de fazer mais. E sim de fazer menos, com mais calma, reflexão e presença. Desfrutar de cada momento do cotidiano, de forma simples, e isso é o extraordinário!
O yoga e a meditação não são apenas práticas físicas ou momentos isolados de silêncio. São formas de viver. Ambas nos ensinam a estar presentes—no corpo, na mente e no espírito—durante cada situação. Ao integrar essa consciência ao cotidiano, a qualidade das nossas ações se transforma: comer, trabalhar, se divertir, viajar, conversar e até mesmo respirar se tornam experiências mais profundas e significativas.
Nesse encontro, unimos as práticas do yoga com técnicas de meditação que ajudaram os praticantes a desfrutar de momentos de pausa, atenção plena, contemplação e reflexão. Uma viagem introspectiva em que investigamos nossas emoções, motivações, percepções de mundo e relacionamentos.


O retiro foi um espaço sagrado de acolhimento, introspecção e transformação. As aulas de yoga aconteceram ao ar livre, com vista deslumbrante para a montanha, e na linda sala de práticas da pousada, com sessões fluidas e também mais vigorosas, nos convidando ao movimento consciente e à presença integral. As meditações — sentadas, deitadas e nas caminhadas em silêncio — nos ajudaram a aquietar a mente, ampliar a percepção e encontrar serenidade no aqui e agora. Um destaque especial para a alimentação vegana, deliciosa, variada e nutritiva.
Vivenciamos ainda momentos especiais como banhos de cachoeira, piscina e sauna, que renovaram nossas energias, e o ritual da fogueira, onde partilhamos sentimentos, intenções e a luz que cada um carrega. Foram dias de profunda conexão interior, mas também de trocas inspiradoras, conversas significativas e escuta genuína.
Esse retiro foi um verdadeiro convite ao despertar, em que corpo, mente e espírito se encontraram em harmonia. Encerramos com o coração aquecido, a mente serena e o corpo desperto — prontos para enfrentar o dia a dia com mais clareza, leveza e presença amorosa.


