Aconteceu, entre os dias 23 e 26 de maio de 2024, a décima edição dos retiros do Om Shanti. Desta vez, o encontro foi na Pousada Munay Chapada, localizada perto da Vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros. O retiro, coordenado pelas professoras Patrícia Andrade, Sílvia Pavesi e Stefânia Oliveira, contou com a presença de 19 participantes.
O tema do retiro foi “Yoga no Cotidiano — como levar para o dia a dia os ensinamentos e as ferrramentas desse sistema milenar de autoconhecimento”. Durante quatro dias, uma programação intensa: com aulas de yoga, meditação, vivências, conversas filosóficas, ritual da fogueira e tempo livre para curtir as lindas trilhas e cachoeiras da Chapada. Um dos pontos altos do retiro foi o Kirtan, canto de mantras, logo no primeiro dia, com os músicos Sita e Gui, que falaram sobre Bhakti Yoga, o yoga da devoção.
Ao longo do retiro, as três professoras conduziram práticas de diferentes estilos de yoga, apresentando aos participantes as principais ferramentas desse sistema milenar, que podem ser utilizadas no dia a dia das pessoas para que tenham um cotidiano melhor e mais saudável.
São instrumentos valiosos, tais como pranayamas (técnicas respiratórias), diversos tipos de meditação, práticas de ásanas (posturas psicofísicas), mudras (gestos corporais), drishtis (focos do olhar para trazer concentração) e bandhas (contração de certas partes do corpo).
Durante o encontro, as conversas filosóficas tiveram como pano de fundo os 20 valores que Krishna ensina para Arjuna na Bhagavad Gita, uma das principais escrituras da tradição hindu. Essa lista de valores fundamentais é apresentada no diálogo entre Krishna (o príncipe e mestre, que simboliza o Divino) e Arjuna (seu discípulo, que é um poderoso guerreiro), no capítulo 13 desse importante texto, que tem 700 versos. São atitudes que podemos adotar para ter uma vida mais tranquila e feliz, dando a nossa contribuição para a construção de uma sociedade melhor, mais pacífica, fraterna e justa.
Os valores que Krishna ensina para Arjuna são universais e perenes. Nessa lista, estão, por exemplo, não violência, verdade, retidão, firmeza de propósito, adaptabilidade, ausência de arrogância e vaidade, comando sobre o pensamento, desapego e apreço pela solitude. Portanto, podem ser seguidos por todas as pessoas em quaisquer circunstâncias ou tempo histórico. O yoga acontece verdadeiramente quando começamos a agir com mais consciência, em cada ação do nosso cotidiano.