Ganesha é um dos deuses mais populares do Hinduísmo, filho de Parvati e Shiva. Ele tem quatro mãos, a cabeça de um elefante e uma barriga bem grande. Seu veículo é um pequeno rato. A combinação de sua cabeça de elefante e o ratinho representa sabedoria, inteligência, presença de espírito e agilidade mental.
Ganesha é considerado o deus que remove os obstáculos. Mas ele também pode colocar algumas barreiras no nosso caminho. Ao longo da nossa existência, enfrentamos, cotidianamente, várias dificuldades, muitas vezes, difíceis, outras, mais suaves.
É complicado entender por que isso acontece. Por que temos de passar por determinadas situações na vida? Ganesha abre caminhos e é também tido como o deus da boa fortuna. Oramos para ele nos proteger nos novos empreendimentos e projetos.
No entanto, Ganesha também coloca pedras nessa trilha. E é exatamente nesse ponto que é necessário ter sabedoria, paciência, perseverança e discernimento para entender a razão do obstáculo.
Ele, na verdade, simboliza aquela inteligência inexplorada dentro de cada um de nós. Quando evocamos Ganesha, despertamos esse poder secreto, essa capacidade que temos de provocar mudanças internas e, assim, expressar os nossos potenciais de forma plena e segura.
Nem sempre é fácil entender esses processos. Ou melhor: quase sempre é muito complexo. Às vezes achamos que percorremos a estrada correta, mas nos deparamos com as encruzilhadas. Ficamos perdidos, sem saber qual rumo tomar.
Evocar a força de Ganesha nesses momentos é fundamental. Não só a força, mas também a qualidade de prestar atenção aos sinais que a vida nos dá, ouvir mais, falar menos, contemplar, esperar. Esse é um dos grandes aprendizados que podemos ter com a energia espiritual de Ganesha.